26 de jan. de 2010

Filme: Amor sem Escalas (Up in the air)




Existem títulos de filmes que jamais deveriam ser traduzidos. Up in the Air é um desses casos. Quando o filme termina, compreendemos que o título é mais profundo do que parece, não carrega apenas o sentido literal, mas um sentido mais profundo de alguém que está "pendurado no ar" flutuando sem contato com as pessoas.

Embora eu não viaje hoje tanto quanto viajei no passado, compreendi muito bem o filme. E acredito que todo professor de MBA da FGV deveria ir ver esse filme, para sentir o risco que é ficar viajando demais.

O filme não é uma comédia e também não é uma tragédia. É apenas uma estória sobre coisas tristes da nossa sociedade. Aborda o desespero de pessoas que ficam desempregadas todos os dias, o que pode levar alguns ao suicídio. Aborda o desejo de alguns de se manterem distantes de tudo, livres, up in the air no que tange aos relacionamentos e, principalmente, ao casamento. George Clooney prova mais uma vez que não é apenas uma cara bonitinha do cinema, mas um excelente ator que também já foi premiado como diretor.

O filme tem também Vera Farmiga, uma atriz não tão famosa, mas da qual sou fã. Se não pelos maravilhosos olhos, pela capacidade de ser expressiva com uma fisionomia serena.

Os dois dão show e não é à toa que o filme vem sendo cotado para o Oscar de 2010.

Não perca esse filme, mas se estiver um pouco deprimido no dia, não vá. Vá quando estiver de bem com a vida. O filme não vai deprimir você, mas vai mostrar uma realidade dos nossos tempos que pode ser um pouco dura.

Nenhum comentário: